O concelho de Baião, um território vasto (o maior do distrito do Porto), tem vindo a implementar políticas de desenvolvimento para reforçar o tecido social e económico, e inverter a perda continuada de população que vem da década de 1960. A Cultura surge como eixo prioritário e estruturante desta política de desenvolvimento. Inclui-se nessa opção uma intervenção extensa de reabilitação do rico património material e imaterial.
Na freguesia de Santa Marinha do Zêzere decorre a reabilitação do mais importante e agregador elemento patrimonial: a Igreja Matriz, classificada Monumento de Interesse Público. Esta acção de conservação e restauro financiada por fundos comunitários engloba o património integrado, artístico e musical daquele monumento, de que faz parte o órgão histórico datado de 1793, obra do mestre organeiro bracarense Jozé Antonio de Souza.
Tendo como objectivo principal criar uma oportunidade para o desenvolvimento cultural e social da população da freguesia, este projecto propõe uma programação cultural em torno do órgão de tubos, através dum conjunto de actividades educativas e culturais, articuladas entre si, a implementar com regularidade a partir da inauguração do órgão restaurado. Considera 3 tipologias complementares de actividades: Concertos Didácticos, Visitas Musicais, Oficinas de Órgão.
O Projecto de Inauguração e Dinamização Cultural do Órgão Histórico de Santa Marinha do Zêzere, sob direcção artística do maestro, organista e musicólogo Prof. Nuno Mimoso, compreende várias actividades com forte didactismo e envolvimento da comunidade local.
As vozes do órgão. Nesta primeira fase serão descobertas as diferentes sonoridades de há 230 anos atrás, que o órgão histórico guarda dentro de si: Violão, Flautados, Tapado, Flauta Doce, Flautim, Clarão, Corneta Real, Címbalas, Baixãozilho, Clarim, entre outros. O concerto inaugural terá duas récitas, procurando chegar a todos os interessados. Os concertos terão entrada gratuita, até ao limite da lotação da igreja (em lugares sentados). A equipa de sala tratará do acolhimento e acomodação do público (ver PROTOCOLO DOS CONCERTOS). Em formato pedagógico, o concerto será pontuado por comentários musicológicos narrados, que elucidarão o público sobre os compositores das obras e as sonoridades escutadas.