Equipa

Direcção Artística

Nuno Mimoso

Diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg (Alemanha). Discípulo de Franz Josef Stoiber, foi organista auxiliar na Catedral de Ratisbona e assistente na Escola Catedralícia Domspatzen. Cursou interpretação especializada em diferentes estilos e tipologias organísticas.

Mestre em Património Cultural e Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a tese Património Organístico Português: Problemas e Soluções de Conservação e Reabilitação. Foi colaborador da Meloteca: Sítio da Música e das Artes, de que resultou o mais completo Inventário dos Órgãos de Portugal. Colabora anualmente com instituições culturais nas Jornadas Europeias do Património.

Musicólogo Consultor da Direcção Regional de Cultura do Norte em projectos de restauro de órgãos históricos desde 2018. Coordenador e Autor do livro Património Musical de Santa Clara do Porto, que incluiu a edição de obras de António da Silva Leite (1759-1833). Autor do catálogo do Fundo Musicográfico da Colegiada de Guimarães custodiado pelo Arquivo Municipal, no prelo.

Autor das Jornadas do Grande Órgão da Colegiada de Guimarães e do modelo de mediação cultural do Monumento Nacional a partir do maior órgão histórico do Norte de Portugal (1831). Director Artístico da Inauguração e Dinamização do Órgão Histórico de Santa Marinha do Zêzere (2023-2024), com apoio da Direcção-Geral das Artes. Tocou em concertos e liturgias na Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, além de Portugal.

Produção

Bruno França

Natural de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, Residente em Portugal desde 2019. Concluiu o 2º ano da Licenciatura em Arquitectura e Urbanismo na UNIC (Universidade de Cuiabá). Formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (2019-2021) em Gestão e Produção de Cozinha (Nível Pós-Secundário). Realizou Estágio Profissional no WOW: World of Wine, quarteirão cultural composto por museus, escola de vinho, restaurantes e lojas (Caves Históricas de Vinho do Porto, Ribeira de Gaia).

No campo da Produção de Espectáculo, desempenhou Assistência de Direcção Artística, Assistência e Direcção de Sala em diversos eventos culturais em Monumento Nacionais e Museus. Concertos de Órgão e Sinos, no âmbito do VI Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, e no âmbito das Comemorações do 24 de Junho e X Feira Afonsina; Concertos Líricos com a Soprano Elisabete Matos (2022); III Jornadas do Grande Órgão Histórico da Colegiada de Guimarães, no Museu de Alberto Sampaio e Igreja de Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães). Foi Gestor do Projecto de Dinamização Cultural deste Monumento Nacional, da autoria de Nuno Mimoso (2023).

Desempenhou ainda Assistência das Visitas Musicais ao Grande Órgão do Mosteiro de São Bento da Vitória, Monumento Nacional, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023; Sessão de Lançamento do Livro Património Musical de Santa Clara do Porto da Direcção Regional de Cultura do Norte no Monumento Nacional Igreja de Santa Clara do Porto (2023).

Jovens Músicos

Sara Costa – Clarinete

Natural de Amarante, iniciou estudos musicais no Conservatório do Vale do Sousa (Lousada) com Alberto Vieira e Nuno Sousa. Terminou o ensino secundário com distinção, após vencer o I Concurso Interno de Sopros e apresentar-se a solo com a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório do Vale do Sousa. Na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto), na classe de Nuno Pinto, concluiu Licenciatura em Música (2017), Mestrado em Interpretação Artística (2019) e Mestrado em Ensino da Música (2020).

Detém prémios e distinções nacionais e internacionais como clarinetista: 1º Prémio no Concurso Interno de Sopros do Conservatório do Vale do Sousa (2013), Menção honrosa no Concurso Luso Espanhol de Fafe (2013), 1º Prémio no Concurso Internacional Terras de La Salette, categoria nível superior (2018), Semifinalista Premier Concours des Anches Simples de Toulouse-França (2019) e Semifinalista no 1º Concurso Ibero-Americano do Clarinete em Castelo de Paiva (2019).

É professora de Clarinete e Música de Conjunto no projecto de inclusão social Orquestra Ad Libitum de Lousada do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste e professora de Clarinete da Escola de Música da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, Baião. Paralelamente mantém actividade assídua como Clarinetista e colaboradora de várias Orquestras. Trabalhou com maestros de renome nacional e internacional, com apresentações em Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Polónia.

Bruno Rocha – Trompete

Iniciou a formação artística com 9 anos de idade na Banda Musical de Fornos. Com 10 anos ingresou na Academia de Música de Castelo de Paiva, completando o Ensino Secundário na classe de Manuel Nunes. Foi premiado com o 1º lugar na categoria F (8º grau) nas Olimpíadas da Academia de Música de Castelo de Paiva. Concluiu Licenciatura em Música e Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Frequentou masterclasses de Trompete com os professores Jorge Almeida, António Quítalo, Sérgio Pacheco, Sérgio Charrinho, Carlos Benetó, Juanio Serna, Gileno Santana, Telmo Barbosa, Pedro Tavares, Nuno Silva, João Vilão, João Mogo, entre outros.

Teve a oportunidade de trabalhar em orquestras de sopros com os maestros Luís Carvalho, Luís Cardoso, André Granjo, entre outros. Integrou diversos agrupamentos de Música de Câmara com Jorge Almeida, Jarret Butler e Luís Granjo; participou em programas da Orquestra Filarmonia das Beiras sob direcção dos maestros António Vassalo Lourenço, Luís Carvalho, Ernst Schelle, entre outros. Tocou em várias salas de espectáculo, como Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Teatro Aveirense, Europarque, Coliseu do Porto, Teatro Circo de Braga, Cineteatro Alba.

Participa em vários projectos de música ligeira, destacando-se a Banda TT Syndicate. Participou em Festivais Internacionais: Back to the 60’s (Moscovo), Hangar Rockin’ (Suíça), Askena Rock Festival (Bilabao), High Rock Abilly (Barcelona), Rythm Riot (Inglaterra), Dracula Festival (Madrid), Rockin`Race (Málaga), Roots in ‘t Hofke (Bélgica), Glemseck 101 (Estugarda), Festival Eurosonic (Holanda). É professor de Trompete na Academia d’Artes de Cinfães, no Curso Profissional de Instrumentistas de Sopros e Percussão de Cinfães e na Escola de Música Maestro Samuel Santos.

Diogo Carvalho – Trombone

Natural de Santa Marinha do Zêzere (Baião), iniciou estudos musicais aos 11 anos na Escola de Música da Banda Musical da Casa do Povo desta freguesia. Aos 12 anos ingressou no curso livre de música da Academia d’Artes de Cinfães na classe de Hermínio Fonseca. Na classe do mesmo professor frequentou o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão na Escola Dr. Flávio Resende em Cinfães.

Na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco concluiu a Licenciatura em Música, variante Instrumento: Trombone Baixo, na classe de Alexandre Vilela, com classificação média final de 19 valores. Frequentou masterclasses com Christian Jones, Vítor Faria, Jarret Butler, David Silva, Ben Van Dijk, Rúben da Luz, José Cardoso e Marco Silva. Tocou sob a direcção de Sander Teepen, Anne Van den Berg, Erik van de Kolk, Osvaldo Ferreira, José Eduardo Gomes, Jan Wierzba, Julien Benichou, Bruno Cândido, Paulo Martins, José Alberto Pina, António Lourenço, Henrie Adams, Pedro Vaz, Cristopher Bochmann, Jarret Butler e Francisco Sequeira.

Colaborou com várias orquestras tais como: Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra da Artâmega, Banda Sinfónica Terras de Serpa Pinto, Banda Militar do Exército: Destacamento do Porto, Orquestra Sinfónica Gestos, Orquestra de Jovens de Castelo Branco, Orquestra Filarmonia das Beiras, Delft Symphony Orchestra, Sweelinck Orchestra, Orquestra de Jovens dos Países Baixos, Camerata Delft e com a Fusion Big Band (Amesterdão).

É Mestrando em Performance de Música Clássica na Codarts, University of the Arts em Roterdão (Holanda) nas classes de Ben Van Dijk, Rommert Groenhof e Alexander Verbeek.