Os Concertos Didácticos serão pontuados por breves comentários musicológicos narrados, que elucidarão o público acerca das obras musicais, seus compositores, e sobre as diferentes sonoridades do órgão. Terá destaque o reportório português para órgão (Renascimento ao Clássico) e arranjos em ensemble com instrumentos da banda (Aerofones e Idiofones), executados por jovens músicos da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha, reafirmando a aposta no envolvimento da comunidade local na relação com o seu património.
As Visitas Musicais constituem uma forte acção de mediação cultural. Serão organizadas visitas para grupos até 20 elementos. Beneficiará desta oferta cultural o público das instituições educativas e sociais da freguesia de Santa Marinha do Zêzere: Banda Casa do Povo de Santa Marinha; Escola de Música da Casa do Povo; Bombeiros Voluntários; Associação Vale do Zêzere – Dança; Casa do Povo – Karaté; Jardim de Infância – OBER; Centro Social Paroquial de Sta. Marinha – apoio ao domicílio; Lar da Santa Casa da Misericórdia; Escola do Sudeste: Sta. Marinha – 1º Ciclo; Escola do Sudeste: Sta. Marinha – 2º e 3º Ciclo; Pré-escolar – Jardim de Infância do Sudeste.
Serão realizadas Oficinas de Órgão para crianças e jovens zezerenses com potencial interesse na aprendizagem do órgão. Duas sessões estão reservadas a alunos da Escola de Música da Banda Musical e outras duas a jovens do concelho de Baião com conhecimentos musicais. As sessões realizam uma introdução ao universo do “rei dos instrumentos”, características técnicas, valências como solista e acompanhador, requisitos e conteúdos para a sua aprendizagem e estudo.
As Oficinas constituem um convite para os mais novos aprenderem a tocar o órgão histórico da sua freguesia. Esta acção pretende rastrear candidatos a organistas dentre os jovens de talento musical. A prospecção do terreno humano e artístico permitirá estudar a implementação duma oferta pedagógica regular para uma “escola de organistas” de nível local, a articular com a Banda Musical da Casa do Povo. Os resultados da prospecção e proposta pedagógica serão apresentados ao Município de Baião.